Artigos Especiais


O lugar da Performance Arte no Edital Prêmio Funarte Artes na Rua (2011 A 2013)
Publicação apresentada no VII Seminário Internacional Políticas Culturais - Casa de Rui Barbosa (MAI/2016)
RESUMO: O presente artigo busca expor o lugar da Performance Arte nas Políticas Públicas para as Artes e utiliza, como exemplo, a Fundação Nacional das Artes, a Funarte. O recorte dentro deste universo refere-se ao edital Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua (Circo, Dança, Teatro). A pesquisa percorre os anos de 2011 a 2013 investigando a quantidade de projetos na área da Performance Arte que foram contemplados e suas principais características. Em um universo de três editais e 206 projetos premiados, foram encontrados 13 projetos que se assumem dentro desta linguagem.
Link do artigo: http://culturadigital.br/politicaculturalcasaderuibarbosa/files/2016/06/Anais-do-VII-Semin%C3%A1rio-Int-Pol-Cult.pdf

O cinema e a diversidade cultural capixaba
Publicação para a edição #01 da revista do Observatório da Diversidade Cultural (OUT/2014). 

Resumo: O presente artigo discute a exposição da diversidade cultural do estado do Espírito Santo por meio das produções cinematográficas realizadas por artistas locais na década de 2000. O foco é avaliar como estes profissionais assimilam a importância da realização audiovisual em conjunto com os propósitos de valorização da cultura, costumes e necessidade do Estado.
Link do artigo: observatoriodadiversidade.org.br/Revista-ODC-001-15.pdf




 



Funcultura: Política Pública de Incentivo Cultural do Espírito Santo
Realização: Pós Cultura/UFBA, Observatório da Diversidade Cultural(ODC) e Rede U40.

Local: Aliança Francesa - Salvador/BA (MAI/2014)
Resumo: O presente artigo busca analisar a Lei 458, de 2008, que institucionaliza o Funcultura. Um programa de premiações de projetos culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O objetivo é verificar a implementação e suas mudanças ao longo de quatro anos de realização.



Epestáculo "Um tango argentino"
Foto do livro Teatro Capixaba: 395 anos
A memória do teatro local 
Artigo sobre títulos, hoje fora de catálogo, sobre as montagens que marcaram 
época no Espírito Santo, ressaltando a necessidade de se publicar novas obras e ampliar pesquisas. O texto foi publicado em 12/01/2013 no Caderno Pensar, do jornal A Gazeta - ES.

Link do artigo: A memória do teatro local





Linguagem inominável: Um estudo sobre as linguagens teatral e televisiva em obras audiovisuais, 2010
Análise das linguagens teatral e televisiva em programas de televisão. o objetivo é mostrar como estas conseguem dialogar entre si para a criação de produtos híbridos, cheios de riquezas em relação ao desenvolvimento de novas linguagens na televisão que, até agora, tornam difíceis definir por um nome. O artigo foi desenvolvido e apresentado XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Caxias do Sul, promovido pelo Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
Link do artigo: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-2689-1.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...